Retossigmoidectomia Cirurgia Para Diverticulite

O QUE É Retossigmoidectomia

A cirurgia pode ser realizada por videolaparoscopia, robótica, através de pequenos cortes no abdome, ou por laparotomia (corte único no meio do abdome).

Nessa cirurgia é retirado uma porção do intestino grosso - cólon sigmoide, onde se encontra a maioria dos divertículos que são responsáveis pelos sintomas de dor, sangramento e obstrução.

Pode ser realizada de maneira eletiva (agendada) ou de urgência.

DURAÇÃO DO PROCEDIMENTO

Em média: 2 a 3 horas

INTERNAÇÃO HOSPITALAR

Nos casos de cirurgias eletivas, a média do tempo de internação é de 3-7 dias. Em pacientes com quadros de urgência esse tempo pode se tornar prolongado, até a resolução do quadro infeccioso.

RECUPERAÇÃO INICIAL

Assim como qualquer cirurgia, nos locais dos cortes, o paciente pode sentir dor que costuma ser de leve a moderada intensidade e responder aos analgésicos.

PROCEDIMENTOS PRÉ

Antes da realização da retossigmoidectomia o paciente precisa se atentar em alguns cuidados quanto a ingestão de alimentos e líquidos pré-determinados pelo cirurgião responsável, além de algumas orientações sobre diagnósticos para auxiliar no controle do paciente sobre o processo emocional e psicológico que uma cirurgia assim costuma causar.

PROCEDIMENTOS PÓS

Seguir uma dieta saudável, principalmente nas primeiras semanas da cirurgia, optando por saladas, carnes magras, sucos naturais. Realize uma evolução progressiva e evite a ingestão de alimentos “pesados” (frituras, feijoadas, crustáceos, queijos e outros derivados de leite) nos primeiros 30 dias.